A Rificolona: uma festa tipicamente florentina
- Katia Martinez
- 8 set 2015
- Tempo di lettura: 2 min

No dia 7 de setembro, quando a maioria dos brasileiros descansa ou viaja no feriado da Independência, em Florença é o dia da Festa da Rificolona, o evento mais amado pelas crianças.
A origem da festa evoca a vinda à cidade das famílias camponesas para celebrar o nascimento da Virgem Maria no dia 8 na Basílica da Santissima Annunziata, o principal santuário mariano de Florença, onde existe um afresco da Anunciação do século XIII considerado milagroso.
Esta peregrinação, além de ser estimulada pela devoção religiosa, garantia aos pequenos produtores a possibilidade de vender as próprias mercadorias na feira que se realizava naquele dia na praça e nas ruas adjacentes ao santuário.
A viagem para a cidade ocorria de noite pois os camponeses tentavam chegar em Florença antes da festa para conseguir um lugar melhor na feira. O percurso da estrada era iluminado por lanternas de papel ou de tecido, com uma velinha dentro, penduradas em um bastão ou um bambu e levadas nas costas.
Ao chegar a cidade os peregrinos tentavam dormir sob o pórtico da Praça Santíssima Annunziata, mas eram acordados constantemente por grupos de jovens florentinos que se divertiam em zoar com os caipiras.
A origem do termo Rificolona provavelmente se refere ao modo pelo qual os florentinos tiravam sarro das camponesas pois as mais prósperas no lado B eram chamadas de "fieruculone" o “fierucolone”. :)
A origem da festa é antiga e o autor florentino Vasco Pratolini descreveu-a muito bem no seu livro "Crônica dos pobres amantes".
Atualmente as crianças passeiam pela cidade levando as lanternas de papel de várias formas com uma velinha dentro, penduradas em um bastãozinho. Mas é preciso tomar cuidado pois há sempre algumas que assopram uma massinha pontiaguda com canudos para tentar furar as lanternas e para fazer com que elas peguem fogo. O principal ponto de encontro é na praça Santissima Annunziata, mas cada bairro tem o seu próprio evento e das margens do Rio Arno colocam-se lanternas flutuantes nas águas.
Mas se você vier para Florença em outras épocas venha visitar comigo a praça e a Basílica de Santissima Annunziata, que é uma das mais importantes e bonitas da cidade.



Comments