Viva São João, padroeiro de Florença!
- Katia Martinez
- 24 giu 2015
- Tempo di lettura: 1 min

Entre os eventos para comemorar o dia do "San Giovanni", padroeiro de Florença, destacam-se um desfile com trajes de época e a final do jogo do Calcio Storico, além dos lindos fogos de artifício.
Mas São João é festejado durante todo o ano em Florença, é só passear pela cidade e olhar com maior atenção os monumentos e as obras que lhe foram dedicadas. Para conhecer a sua história é só iniciar pelo Batistério, onde a linda porta de Andrea Pisano narra a vida do santo.


Quem quiser conhecer melhor a relação entre o protetor da cidade e a economia de Florença pode ir ao Museu do Bargello para admirar o Fiorino, uma das primeiras moedas de ouro cunhadas após a queda do Império Romano, em 1252.
A moeda florentina tinha representado o lírio, símbolo de Florença de um lado, e do outro São João. Existia um controle intenso para que o Fiorino mantivesse suas características inalteradas (ouro 24 quilates e peso de 3,54 gramas), e por esse motivo a moeda se tornou o principal meio de troca na época.

Nas visitas aos museus florentinos podemos ver inúmeras representações de São João

E para quem quiser pegar uma máquina do tempo para ver como se festejava o santo uns séculos atrás, é só ir ao Palazzo Vecchio. E' uma espécie de festa junina medieval!

A propósito, falando em festa junina, esses dias essa música não sai da minha cabeça...
Então nada melhor que finalizar este artigo nas notas do "Viva São João" com os Doces Bárbaros...
Comentários