Um agradecimento ao Grupo Cultural do Prof. Luiz Flávio
- Katia Martinez
- 8 giu 2015
- Tempo di lettura: 1 min

Na semana passada eu acompanhei por vários dias o Grupo Cultural de Belo Horizonte do Prof. Luiz Flávio em Florença.
No último dia visitamos uma das minhas igrejas preferidas, a Basilica de Santa Maria Novella. Observando o crucifixo do Giotto expliquei que, antes do Concílio de Trento e da Contra-Reforma havia uma divisória nas igrejas que separava o presbitério, espaço reservado somente aos religiosos, da área destinada aos fiéis. Hoje em dia vemos o crucifixo exatamente onde era a divisória:

Mas para uma melhor compreensão de como se posicionava o crucifixo eu prometi que colocaria uma imagem para entender a disposição desses elementos.
Esta imagem abaixo foi tomada do ciclo dos afrescos da Basílica superior de Assis do próprio Giotto, o Presépio de Greccio. Nele podemos ver como era essa divisão vista da parte do presbitério. Na esquerda vemos a escadinha que sobe para o púlpito, de onde os religiosos faziam o sermão. Do lado direito vemos um altar (provavelmente da Basilica de Assis) e o crucifixo é visto por tráz, com a estrutura que o segurava apoiado sobre a divisória.
A cena é a do presépio: Francisco de Assis estimulou a representação da cena do nascimento do Cristo e em Greccio, durante a representação, uma criança teria aparecido milagrosamente na manjedoura. A partir desse evento se difundiu a representação dos presépios.

Foi um prazer ter acompanhado um grupo tão interessado e espero que essa experiência possa se repetir no futuro.
Muito obrigada por tudo e um grande abraço a todos,
Katia
Comments