Desfazendo um lugar-comum
- Katia Martinez
- 2 giu 2015
- Tempo di lettura: 1 min

Hoje eu estive o dia inteiro passeando com um grupo muito especial. Trata-se de uma comitiva de 21 pessoas de Belo Horizonte que segue um curso de história da arte com o Prof. Dr. Luiz Flavio Silva e que periodicamente faz viagens culturais na Europa.
O programa era ambicioso: Batistério, Catedral, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria, Capela dos Médicis e a Galleria da Accademia. Eu fiquei perplexa com o número de museus a serem visitados pois conhecendo bem os meus conterrâneos achei que seria quase impossível conseguir fazer tudo isso em um único dia.
O dia foi excelente para desfazer um lugar-comum que os brasileiros não se interessam por cultura e pensam somente em fazer compras. Todos estavam muito interessados e seguiram o ritmo sem parar nem pra tomar um cafezinho ou ver uma vetrine com calma. Tivemos menos de uma hora para comer e por último deixei o grupo na Galleria da Accademia para ver o David do Michelangelo somente com o Prof. Luiz Flávio, como estava no programa.
No final do dia eu estava cansada mas fiquei muito satisfeita com a visita.
Como muitos estavam curiosos para saber onde o David do Michelangelo teria sido colocado no projeto inicial, lembrei da instalação feita em 2010 com uma réplica em resina, que ficou alguns dias nos contrafortes da catedral como pode-se observar na foto acima.

Essa outra imagem foi a proposta do Botticelli para colocar o David na frente da Catedral.
Eu achei esse evento bem interessante, aqui tem um vídeo.
Comments